quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Conheça mais pegadinhas das entrevistas

rande parte dos processos de seleção está agora na etapa das entrevistas. O portal iG Estágio e Trainee traz uma contribuição para que os candidatos a uma vaga possam enfrentar essa fase decisiva com mais tranquilidade. As perguntas listadas abaixo aparecem frequentemente nessas entrevistas e complementam a lista publicada com outras questões embaraçosas. Não há uma resposta certa, mas há formas mais adequadas para respondê-las, conforme dizem os especialistas em recrutamento consultados pelo portal. O levantamento a seguir serve como treinamento. Mostra a pergunta, indica uma possível motivação para ela e sugere uma abordagem. Para completar sua preparação, peça para um amigo entrevistá-lo e avalie sua própria resposta. Lembre-se que você também será avaliado por sua postura, pela empatia e pela sinceridade.




Entrevistador irá avaliar a sinceridade e conhecimento sobre a empresa
Seja você mesmo - Segundo os especialistas, a melhor avaliação é para quem demonstra naturalidade, sem exageros nos auto-elogios, conhece os valores da empresa e é sincero. É importante também evitar as típicas mancadas dos candidatos nessa fase da seleção. Se a entrevista é por vídeo, técnica cada vez mais presente nos recrutamentos, é preciso ter mais alguns cuidados. Acompanhe mais orientações pelo Twitter do portal.
Conheça agora as cinco novas perguntas embaraçosas que o iG Estágio e Trainee levantou com recrutadores, o que eles desejam saber com cada uma e como não cair na pegadinha:

Pergunta: Fale-me uma característica que você tem em comum com a empresa.

O que o entrevistador quer saber: É uma forma de avaliar seu grau de empatia com a empresa, verificar o que você admira nela ou simplesmente para checar sua argumentação.

Como responder: Uma pesquisa sobre os valores da empresa é muito importante. Tente ligar esses valores a algum ponto forte seu. Fale apenas características da empresa que você tenha certeza para evitar alguma gafe.

Pergunta: o que seu antigo chefe criticaria em você?

O que o entrevistador quer saber: A avaliação nesse caso é sobre como você lida com críticas e como discorre sobre elas.

Como responder: Não precisa esconder críticas. Fale algum ponto fraco, de preferência já mencionado na entrevista, e sempre cite um exemplo de como você melhorou naquele aspecto.

Pergunta: O que você achou do seu último (ou atual) emprego/estágio?

O que o entrevistador quer saber: Ele pode estar avaliando seu compromisso ético com seu ex-empregador.

Como responder: Demonstre respeito pelo emprego e guarde para você os descontentamentos. Não fale de assuntos interno da empresa. O melhor é concentrar-se nos conhecimentos que adquiriu e no trabalho que fez. Mostre com objetividade as razões profissionais que o levaram a buscar novos desafios.

Pergunta: Seu trabalho já foi criticado? Quando?

O que o entrevistador quer saber: Muitas pessoas lidam mal com críticas. Novamente seu entrevistador está tentando explorar a questão para avaliar como você reage a elas.

Como responder: Saiba que receber criticas em seu trabalho é comum, portanto não é preciso mentir sobre isso. Fale com sinceridade sobre um episódio e relate as lições que você aprendeu. Mostre que você entende e aceita críticas quando necessário.

Pergunta: Quais suas ambições profissionais para daqui a cinco anos?

O que o entrevistador quer saber: Ele deve estar investigando se você tem planos de fazer carreira na empresa ou se deseja apenas um trabalho temporário. Mais seguro é estar checando até onde você deseja chegar na carreira.

Como responder: Caso seu plano seja ficar por pouco tempo, melhor não mencionar. No mais, é recomendável lembrar que seu futuro depende do que você fizer e também das oportunidades que a empresa irá oferecer.

Pergunta: O que torna você a pessoa certa para a vaga?
O que o entrevistador quer saber: Essa pergunta pode ser usada para avaliar a habilidade do candidato para se “vender”.
Como responder: Mostre seus qualidades objetivamente e concentre-se naquelas que podem ser úteis para a empresa. Aproveite para mostrar interesse pela vaga.

Pergunta: O você procuraria se fosse contratar alguém para essa vaga?
O que o entrevistador quer saber: O entrevistador quer ouvi-lo defendendo uma ideia e não apresentando uma lista de exigências curriculares
Como responder: Tente demonstrar que você compreende qual será sua atividade na empresa e fale sobre as qualidades necessárias para o bom desempenho da função

 Pergunta: Como seria a empresa ideal para se trabalhar?
O que o entrevistador quer saber: Tenta saber se a empresa que é ideal para você é parecida com a empresa de verdade na qual você está sendo entrevistado
Como responder: Fale sobre as características que você gostaria de ver em uma empresa. Não é preciso se restringir aos valores da companhia para a qual você se candidatou, mas não deixe de falar dos pontos que você considera positivos

Pergunta: Por que você escolheu nossa empresa?
O que o entrevistador quer saber:  Tenta descobrir se você admira a empresa e seus valores e se é do tipo que “vestiria a camisa”
Como responder: Fale dos valores da empresa, demonstre empatia por eles e cite os que você considera essenciais para a escolha de um ambiente de trabalho. Não caia em armadilhas do tipo: a empresa fica perto de casa ou o horário se ajusta perfeitamente ao horário da faculdade.

Pergunta: Fale-me uma característica que você tem em comum com a empresa.
O que o entrevistador quer saber: Pode ser mais uma tentativa para avaliar seu grau de empatia com a empresa, para verificar se você conhece algo que admira sobre ela ou simplesmente para vê-lo argumentar.
Como responder: Novamente a pesquisa sobre os valores da empresa é muito importante. Tente ligá-los a algum ponto forte seu já citado. Fale apenas características da empresa que você tenha certeza para evitar alguma gafe.

Esse questionário foi elaborado com a participação de Roberto Caldeira, autor do livro “Os Segredos do Entrevistador”; profissionais da Clave Consultoria de Recursos Humanos e de Marcelo Abrileri, presidente do portal Curriculum.com.br.

Fonte: Estagio IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário