quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

HTML 5 : Sabe o que é isso?

html5 HTML 5 : Sabe o que é isso?
Você provavelmente já ouviu falar da chegada progressiva da HTML5 como linguagem de desenvolvimento. É que esta nova versão da linguagem oferece maior possibilidades para os comerciantes e abre caminho para aplicativos mais acessíveis disponíveis a partir de uma navegação móvel. HTML5 é ainda apresentada como uma sucessora ou um sério concorrente ao formato Flash. Mais fechada e mais respeitosa dos standards W3C (World Wide Web Consortium) HTML5 poderá tornar-se a coqueluche dos programadores nos próximos anos.

HTML5, o que é ?

Como o próprio nome sugere, o HTML5 é o sucessor do HTML .4.0.1. Esta nova versão da linguagem de desenvolvimento se mantém na linha da HTML que permitiu a publicação das primeiras páginas da web, mas introduziu uma série de inovações que o tornam uma séria concorrente para o formato Flash desenvolvido pela [/ sites / informações / adobe.com Adobe ]. As especificações do HTML5, realizadas pelo W3C também não são ainda terminadas, apesar de tudo, notamos que navegadores como o Opera ou InternetExplorer 9 tratam já a HTML5.

Quais novidades ?

Uma nova organização dos documentos

É basicamente toda a estrutura e organização de código que serão revistos com o advento do HTML5. Com esta nova versão da linguagem, abandona-se a organização com base nos blocos e linhas. Os designers privilegiam um acordo de grandes categorias nas quais encontramos os elementos.
  • Metadata content Encontramos nessa grande tema todas as informações sobre meta balisas que são encontrados sempre no cabeçalho de um documento HTML </ ital>
  • Flow content <ital> Esta categoria inclui todos os elementos encontrados entre <body> e </ body> </ ital>
  • Sectioning content : <ital> Esta categoria irá ajudar a definir as diferentes seções visível na página (como rodapé, por exemplo) </ ital>
  • Heading content : <ital> Todas as informações encontradas no cabeçalho agora serão armazenadas nesta seção do documento </ Ital>.
  • Phrasing content : <ital> Esta categoria inclui todos os elementos necessários para formatar o texto do documento HTML </ Ital>.
  • Embedded content : <ital> permitirá importar um recurso para o documento ou para chamar um componente desenvolvido em uma linguagem diferente da página </ Ital>.
  • Interactive content <ital> Estão incluídos nesta categoria todos os elementos que permitirão a interação entre a página eo usuário </ Ital>.

Os avanços em relação à HTML 4.0.1

Além desta nova organização dos documentos, HTML5 introduz, sobretudo, uma nova camada de API. No total, são mais de oito novas APIs que serão propostas nesta primeira versão da HTML5, entre as quais :
  • Uma API de desenho 2D, graças à nova baliza canvas;
  • Uma API para os vídeos e os sons/músicas permitidos graças as balizas vídeo e áudio ;
  • Uma API utilizada para as aplicações off line ;
  • Uma API de edição em combinação graças ao atributo dos contents;
  • Uma API de «arrastar-soltar » em combinação com o atributo dragável ;
  • Uma API que permite o acesso ao histórico e que possibilita as páginas de agregar para prevenir os problemas de botão “volta para trás”.
  • Uma API de geo-localização
  • Uma API que permite analisar , de reproduzir uma página HTML graças à inner-HTML

Esta nova camada da API permitirá aos programadores limitar a utilização de bibliotecas ou de funções javascript. Neste sentido, os API deveriam permitir aos programadores oferecer um código melhor organizado e mais conforma aos standards do W3C.
A chegada da HTML5 alerta também para uma série de atributos cuja presença é ainda aceita nos documentos em HTML4 e dá lugar à uma série de novos atributos e de novas balizas.

Quais aplicações para as empresas ?

Para as empresas, esta nova versão da HTML deixa presságios de novas perspectivas, principalmente no domínio do webmarketing. Esta nova montagem permite integrar melhor as funcionalidades interativas e também propor novos conteúdos mais ricos sem recorrer sistematicamente ao flash e seu formato fechado, limitando a utilização do javascript, nem sempre conforme e standard e pouco segura. A HTML5 poderá também ser utilizada no quadro de operações de marketing móvel, pois deveria ser legível a partir dos navegadores móveis. Uma boa coisa para os processadores de iPhone, pois Steve Jobs já afirmou que o formato flash será abandonado pelos iPhone et iPads.
A adoção do HTML5 permitirá principalmente propor publicidade e aplicações mais interativas e acessíveis a partir dos navegadores móveis. 


Fonte: super conteudos

Nenhum comentário:

Postar um comentário