segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Comprar computador montado, ou montar um?

Recentemente um amigo me pediu para escrever sobre como escolher uma placa de vídeo, com base nesse pedido, farei uma série de posts falando sobre como escolher componentes de um computador (tanto software quanto hardware). 

Nesse primeiro post a cerca disso, falarei sobre escolher computador montado ou montar um. 

O primeiro ponto, é você analisar qual o objetivo do computador que você quer comprar. Dependendo do objetivo, talvez seja mais interessante você desencostar aquele K6-500MHz com Windows 98 que tem parado no canto do sótão. Navegar no Orkut e conversar no MSN não é motivo para comprar um core i9 com GTX580.

O segundo ponto, é que para montar um computador, você precisa entender como um computador funciona, como funciona cada componente dele, como identificar problemas e principalmente quais problemas podem ser causados por cada ação que você faz a qualquer componente do seu computador.




Você vai ter que saber pesquisar quais são os melhores componentes para as tarefas que você quer executar e quais possuem o melhor custo X benefício (assunto que abordarei melhor em outro tópico, para cada um dos componentes importantes de um computador). De preferência, procure benchmarks sobre os componentes que você quer comparar (mas tenha em mente que a maioria dos benchmarks são tendenciosos, apesar disso, devem ser considerados). Em cada benchmark, compare benchmarks também dos componentes que acompanham os benchmarks do componente que você está pesquisando. Por exemplo, eu quero comparar a HD5970 com a GTX480, entro em um benchmark e vejo que a HD5970 está equipada em um Phenom X4 820 enquanto o GTX480 está equipado em um Intel i7 965. Por mais que você esteja comparando as placas de vídeo, o desempenho do processador influencia diretamente no desempenho da placa de vídeo. 

Caso você compre os componentes em várias lojas, terá também que saber identificar qual componente está com problema, caso você tenha algum problema durante a montagem. Por exemplo, você repara que consegue instalar e dar boot no Linux, mas não consegue instalar e dar boot no Windows. Isso pode ser causado por chips de memória defeituosos, determinadas partes do HD estar com problema na gravação, fazendo o sistema NTFS, que é diferente dos sistemas de alocação de arquivos do Linux (em geral, ext3 ou ext4), etc... tem muitas alternativas. Tem também que saber testar todos os componentes, pois alguns podem apresentar problemas somente com tarefas específicas, que você só fará uso delas em alguns meses ou anos.

Terá que preparar também uma boa refrigeração dentro do seu gabinete, adequada a configuração que você escolher. (todos esses pontos citados, trabalharei melhor eles em outros posts)

Agora, tem também os fatores menos técnicos e mais funcionais, pensando no primeiro ponto, qual o objetivo do seu computador? Os computadores que você compram montado, para essa mesma configuração, você paga menos que se você montasse eles. Isso porque as montadoras compram os componentes em volumes maior que você estaria comprando, e compram direto nos fabricantes. Inclusive, existem fabricantes(não citarei nenhuma aqui), que foi multadas por dar descontos absurdos a montadoras que não utilizasse componentes das empresas concorrentes, mantendo assim sua posição de líder de mercado. Se você julga que, hoje, um Core 2 Duo é suficiente para suas necessidades, e não precisa de uma placa de vídeo muito robusta, eu recomendo comprar montado, em lojas como o Extra e Walmart.

Outro fator que influencia no preço dos computadores montados, é que eles tem configurações para agradar a maior parte da população, a maior parte da população tem maior interesse em jogos simples, navegar na internet, pacote office, e afins. Pode reparar que dificilmente você encontra um computador montado que suporte Crysis, por exemplo. Esse é um objetivo específico de menos de 10% da população (se for querer jogar o Crysis no máximo, essa porcentagem cai ainda mais).

Compare também a garantia, muitos componentes que você compra quando compra peça a peça, possuem garantia de apenas 3 ou 6 meses, quando os computadores montados dificilmente tem garantia menor que 1 ano. A Dell por exemplo, te permite comprar garantia extendida total, por 3 anos. Se der um raio na sua casa e queimar seu computador, a Dell te fornece outro (e cobra da concessionária de energia elétrica o prejuízo, hehehe). A Dell tem até garantia contra queda de água no aparelho (ou queda do aparelho na água, tanto faz).

Bom, esse é um pequeno resumo do que se deve pesar na hora de escolher comprar um computador. Nos próximos posts abordarei melhor esse assunto em áreas mais específicas, desde processador e placa de vídeo, até na escolha do sistema operacional. 

Um comentário:

  1. Olá amigo, não ligo que copie meus artigos, mas poderia citar que foi copiado e de onde foi copiado né?

    ResponderExcluir