segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Twitter, eu deveria usa-lo?

O twitter como todos sabem é uma grande rede social que se popularizou rapidamente. Ele foi criado por Jack Dorsey em 2006. Com apenas 4 anos e alguns meses o twitter já tem 175 milhões de usuários registrados. Em meados de 2009 a rede social foi eleita a 3ª mais acessada em todo o mundo, perdendo apenas para o Facebook e MySpace.
Nele você pode dizer o que está fazendo (What’s happening?) para todos o seus seguidores.
twitter

Porque devo usá-lo?

Imagine que você segue todos os seus amigos no Twitter e vai recebendo durante todo dia pequenas atualizações. Você saberá o que estão fazendo, o que estão lendo, assistindo, suas opiniões e poderá interagir com eles, dessa forma construindo um diálogo lento, constante e coletivo, participando apenas quando estiver disponível e com pequenas mensagens que levam menos de 1 minuto pra escrever. Você também receberá os tweets dos seus amigos quando eles respondem para uma terceira pessoa, o que facilita muito para fazer novos contatos. E eu ainda nem falei em como o Twitter pode te ajudar a divulgar seu site, blog ou trabalho! Além de tudo é viciante, depois que começar não vai querer mais parar.

Antes de falar sobre as ferramentas que o twitter proporciona aos seus usuários vamos falar sobre as hashtags.
O que são hashtags? São termos usados com um jogo da velha antes (#) da palavra. Exemplo: #bbb11. Também pode ser seguido por mais de uma palavra. Exemplo: #riodejaneiro.

Ferramentas

Como qualquer outra rede social no twitter também existem ferramentas. Conheça elas agora.

-Retweets

Sabe quando alguém fala alguma coisa e gosta? No twitter é mais ou menos assim. Imagine que uma das pessoas que você segue tuitou algo bacana e você gostou. O que você faz? Retweeta ué, o que mais faria?! Ao contrário também é possível. Você vai lá, tuita algo interessante e um de seus seguidores vai lá e retweeta. É uma boa forma de divulgar seu perfil na rede social.

-Twitter List

O Twitter List funciona mais ou menos igual ao recurso de grupo de amigos do Orkut. Você escolhe as pessoas que quer na lista e adiciona elas. Você pode trocar tweets dentro dessa lista, só com as pessoas que estão nela. É possível criar várias listas.

-Trending Topics

Também conhecido como TT’s ou TT’sBr aqui no Brasil é uma lista que aparece na sidebar (barra lateral) com os termos ou hashtags mais tuitadas daquele momento. A lista muda conforme os termos vão sendo bastante tuitados. Ou seja, se tiver muito tweets com a palavra “tecnologia”, essa mesma palavra vai aparecer nos Trending Topics.

-Favorite

Também  é possível favoritar algum tweet que você leu achou legal.

O Twitter no Brasil

Além da rede social ainda não estar disponibilizada em Português muitos brasileiros já a utilizam. Cerca de 61% dos usuários brasileiros são homens que tem idade média de 21 a 30 anos, solteiros, localizados nos estados São Paulo e Rio de Janeiro.

As controvérsias

Algumas empresas mundiais estão proibindo o uso do Twitter, pois a limitação de 140 caracteres é supostamente prejudicial para um jornalismo de qualidade. Alem disso, o escritor, roteirista, jornalista, dramaturgo e vencedor de um prêmio Nobel de Literatura, José Saramago fez uma dura crítica ao Twitter dizendo:
"Os tais 140 caracteres refletem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido".

Invasão de crackers

Pra quem pensa que o twitter está livre de crackers está enganado. Em agosto de 2009, o Twitter foi alvo do primeiro ataque de crackers. Quem tentava acessar ou logar no site, encontrou o site e sua conta sob o controle dos invasores,o que permaneceu por duas horas até sair do ar.
Na madrugada do dia 18 de dezembro de 2009,ao clicar no Twitter,o usuário era redirecionado para página com aviso de grupo chamado "Exército Cibernético do Irã". O site saiu do ar por cerca de uma hora, informa o portal da rede de TV norte-americana CNN. Em seu blog oficial, o Twitter disse que "os registros DNS (sigla em inglês para Sistema de Nomes de Domínios, que é um mecanismo que traduz o nome dos sites nos números que identificam as páginas) ficaram temporariamente comprometidos, mas agora foram consertados". A rede social não deu mais detalhes sobre o assunto.
Coincidência ou não o caso do Irã com twitter é antigo. O Governo do Irã foi envolvido do caso, pois em junho de 2009, através do twitter, ocorreram manifestantes contra a a reeleição de Mahmud Ahmadnejad, por conta das graves denúnicas de fraude eleitoral, provocando, inúmeras reações negativas internas e externas. O twitter foi bloqueado diversas vezes no país.
Em 25 de março de 2010, a Polícia anunciou a prisão no centro da França, o "Hacker-croll", um pirata virtual que roubou as senhas de vários famosos no Twitter, entre eles, o grupo musical britânico Duran Duran, o "presidente de uma grande empresa pública francesa" e o atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O jovem de 25 anos foi detido após uma investigação conjunta entre autoridades da França e dos Estados Unidos, diz o jornal Le Parisien. A prisão do jovem só foi falicitada, após criar blog no qual narrava o sucesso das invasões, não só no Twitter, mas também em outras redes sociais como o Facebook e em contas pessoais de e-mail.
Às vésperas de 7 de setembro de 2010, hackers brasileiros aproveitaram uma falha de XSS para criar um worm que se espalhava automativamente através de um link. Clicando no link o usuário enviava suas informações aos hackers que tratavam de manipular essas informações e forçar o envio de uma mensagem contendo o mesmo link no Twitter do usuário. As mensagens enviadas variaram desde morte a fotos sensuais de artistas conhecidos.

Casos de suicídios

Em agosto de 2009, a publicitária brasileira de ascendência japonesa Marisa Toma, mais conhecida como Ematoma, de 33 anos foi encontrada morta dentro do apartamento onde morava na cidade de São Paulo. Segundo investigações, Marisa Toma cometeu suicídio, ao golpear faca no peito no apartamento na cidade de São Paulo. Antes de se matar, deixou recado suicida no twitter que recebe nome ematoma. Não deixou recado os motivos pelo suicídio, mas nas últimas semanas, ela estava deprimida. Era proprietária do site Objetos de Desejo. Depois que a morte dela foi divulgada, o perfil @ematoma saiu do ar.
No dia 11 de fevereiro de 2010, o famoso estilista britânico, que assumiu a homosexualidade, Alexander McQueen, foi encontrado morto enforcado na residência em Londres. Segundo legistas, a morte ocorreu na véspera, no dia 10 de fevereiro. Uma semana antes, dia 2 de fevereiro, a mãe do estilista, Joyce McQueen, morreu e avisou no dia seguinte através do twitter: “Estou avisando todos os meus seguidores que minha mãe morreu ontem, e que se ela não tivesse dado a luz, vocês também não me teriam. Descanse em paz”, seguido de“Mas a vida deve seguir em frente !!!!!!!!!!!!!!!”. Desde então, nunca conseguiu superar a perda da mãe e entrou em depressão. No dia 7 de fevereiro, postou no twitter: "noite de domingo, tem sido uma semana terrível, mas meus amigos têm sido ótimos, agora preciso de alguma forma me recompor." Desde então não saiu da residência e se matou três dias depois. Após o anúncio da morte, o perfil do estilista do twitter foi retirado do ar no mesmo dia.

Casos de preconceito

Na eleição presidencial no Brasil em 2010, a candidata Dilma Roussef obteve uma média de 70% de votos na região nordeste do país. Isso incentivou, logo após a divulgação dos resultados do pleito em 31 de outubro de 2010, uma série de mensagens preconceituosas contra nordestinos, considerados "culpados" pelo sucesso da candidata (apesar de uma análise criteriosa demonstrar que ela se elegeria mesmo sem os votos da região).
Um dos casos de mais destaque foi o de Mayara Petruso, estudante de direito de São Paulo, que escreveu: "Nordestisto não é gente, faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!". Diante das denúncias e publicações da imprensa, no dia 3 de novembro a OAB de Pernambuco entrou com notícia-crime no Ministério Público Federal em São Paulo contra a autora das citadas mensagens.
No dia 4 de novembro, a ONG SaferNet entrou com mesmo processo no MPF, identificando 1.037 perfis de usuários que postaram mensagens preconceituosas contra nordestinos. Boa parte deles foi listada no tumblr "Diga Não à Xenofobia". Os casos de preconceito no Twitter acabaram repercutindo no exterior, com publicação de uma matéria no jornal The Telegraph, do Reino Unido.

Caso Pe Lanza

Nem mesmo os artistas se safaram. Em 19 de agosto de 2010, circulou através do micro-blogling, a notícia do suicídio do vocalista da banda Restart, Pe Lanza, que foi encontrado morto com a faca na cozinha. Porém, a notícia era falsa, pois nunca houve notícia da imprensa, pois se tratava de brincadeira de usuários que não curtem a música emo.
Na tarde do dia 6 de setembro, começou a circular novamente a falsa notícia que Pe Lanza sofreu acidente: "Pe Lanza da banda Restart sofre acidente trágico", acompanhada de um link da notícia, mas era um vírus que faz que usuário passe automaticamente novas mensagens sobre o fato.
Em 16 de novembro, repetindo o mesmo esquema de agosto, usuários espalharam novamente a notícia do suicídio do vocalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário