sexta-feira, 22 de abril de 2011

Desce redondo, mas...

= O

Ei, manolo ! Sabe o comercial da Skol que cai um isopor, cooler cheio de latinhas geladas de um avião? Pois é... ele está ERRADO. Fisicamente, pelo menos! Veja-o novamente:




Quando o nerd santinho que vos escreve eu vi este comercial achei-o interessante. Mas não vi desde o início. Quando o vi pela 2a. vez... logo percebi que ele estava incorreto!

→ O que acontece: A caixa cai (20s). Os caras pulam depois (23s). E alcançam a caixa (38s).  Depois caem juntos num celeiro e talz...

→ O que deveria acontecer: A caixa cairia. E os caras pulando depois, ficariam SEMPRE atrás dela! O primeiro a pular ficaria sempre a frente do último. Ainda que poucos metros. 
No celeiro, cairia primeiro a caixa, uns segundos depois o primeiro a pular, depois o segundo... até o último.

→ Por quê? Porque estão em queda livre. Sendo assim, têm a mesma aceleração, a da gravidade, de aproximadamente 10 m/s² (10m/s/s, ou seja, a velocidade aumenta 10m/s a cada segundo). A massa, o "peso" não importa! Se, por exemplo, jogássemos uma bola de boliche e uma de golfe de uma mesma altura, simultaneamente, ambas cairiam ao mesmo tempo no chão.
* E a resistência do ar ? Bom, os caras não são muito... é... "aerodinâmicos" ! Nem tinham propulsão para aumentar sua aceleração. Tampouco a caixa tinha "aerodinâmica" para planar e esperar os caras chegarem até ela.
* Saltos de paraquedas. Deve estar pensando nos saltos coletivos de paraquedas. Onde os caras não pulam duma vez mas ficam jutos ao cair. Repare que:
- Eles pulam praticamente juntos. De mãos dadas, às vezes.
- Eles têm trajes que permitem que eles "planem" ou "acelerem" corrigindo as pequenas diferenças de altura uns dos outros.

→ Galileu deve estar se contorcendo no túmulo ! No sec. XVI já sabia que o acontecido no comercial é impossível ! Mas no século XXI, os endeusados publicitários ainda não sabem ! Esses caras de Humanas...
Quem sabe beberam muito enquanto pensavam o comercial, né? É ruim, hein!


A título de curiosidade, a altura da queda, no comercial, seria de 3920 m. Os carinhas e a caixa chegam ao chão a uma velocidade de 280 m/s (1008 km/h)! Quase a velocidade do som (1224 km/h = 340 m/s). Então teria que ter muita palha naquele celeiro para amortecer a queda, não? : D


Fonte: A casa vai cair

Nenhum comentário:

Postar um comentário