terça-feira, 19 de abril de 2011

O que é a Filosofia?

pergunta já foi feita por várias gerações nas mais diversas sociedades. Afinal, o que significa a palavra filosofia? A palavra filosofia deriva das palavras gregas Philo (amor) e Sophia (sabedoria), pelo que se pode inferir tratar-se esta do gosto pelo conhecer.
Não existe uma definição única de filosofia, uma vez que nenhuma teoria está totalmente certa ou errada. Cada filósofo concebe a definição de filosofia sob a sua própria perspectiva, sendo um resultado da realidade que ele procura conhecer.

PORÉM, O QUE É REALMENTE A FILOSOFIA?

  • É o questionamento da realidade, procurando as causas e os princípios das coisas: é a procura do saber.
  • É o acto de pensar livre e racionalmente, no qual se reflecte sobre toda a realidade.
  • Surge da necessidade do Homem explicar o mundo e o sentido da sua existência, pelo que não se satisfaz com respostas imediatas e superficiais, procurando sempre, sem cessar, melhorar todo o seu saber.
Assim, a Filosofia surge como uma reflexão crítica sobre o conhecimento e sobre o mundo. É um “conjunto de respostas” aos problemas que se colocam, pelo que nenhuma resposta é definitiva ou totalmente correcta. Você mesmo pode construir o seu próprio significado de filosofia, desde que seja construído com base em conceitos bem solidificados e com sentido e não meras bases desequilibradas.


E O QUE É SER FILÓSOFO?

Ser filósofo é ter extremas capacidades para se espantar e surpreender, estando aberto a novas ideias e sabedorias. O filósofo mantém uma atitude crítica sobre os problemas que surgem, questionando o que parece óbvio e estando sempre desejoso de saber o porquê das coisas. Além disso, é essencial que um filósofo tenha boas capacidades de fala e discurso, ou seja, que saiba argumentar a nível de conseguir defender as suas teses.
No entanto, apesar de tudo o que se possa dizer sobre a definição de filosofia, esta continua a ser uma dos maiores problemas filosóficos de todos os tempos.


E VOCÊ, O QUE PENSA DA FILOSOFIA?

Até Já!
 
Fonte: esa filosofia

Nenhum comentário:

Postar um comentário