quarta-feira, 13 de abril de 2011

Você Gosta de Incomodar as Pessoas? - Então Veja Estas Dicas


Resolvi escrever este Post inspirada por um texto da  minha amiga portuguesa Luísa: Conversas da Treta, sobre incomodar pessoas com conversas sem sentido em lugares públicos. Eu simplesmente não consigo ficar muda quando tem um semelhante por perto. Como é muito difícil começar uma conversa com alguém estranho (e com alguns conhecidos também), vou revelar as técnicas revolucionárias que eu utilizo para tal fim. Se você quiser tentar utilizá-las, por favor, sinta-se à vontade.

Passo 1 - Escolha o Lugar


Eu particularmente atuo em qualquer um. Alguns lugares são mais propícios, como filas por exemplo, onde a criatura não tem para onde fugir, embora eu já tenha encontrado pessoas que deram uma desculpa e desistiram de esperar (ou seja, não me suportaram).

Passo 2 - Escolha a Vítima


Se apenas uma pessoa estiver por perto, você não tem escolha. Mas se houver mais, escolha com cuidado. Procure por aquelas que lhe pareçam, mais educadas, mais sorridentes, mais comunicativas. A sua chance de ser bem sucedido aumenta consideravelmente.

Passo 3 - Escolha o Tema

Este ponto é importantíssimo. Se for um conhecido é muito fácil. Comece perguntando pela esposa, pelo filho, pelo cachorro, qualquer um serve. Se for um completo estranho utilize aquelas perguntas básicas, tais como:

"Será que vai chover?", "Mas "tá" quente hoje!(ou "tá" frio) você não acha?" ou "Você viu a novela ontem?". Sempre procure utilizar perguntas, nunca afirmações.

Dessa forma você força uma resposta e a sua chance de ser ignorado diminui bastante. Mas eu lamento informar que ser ignorado é um risco que você vai correr o tempo todo. Para se manter atuante neste tipo de empreendimento, você tem que saber lidar com rejeição.

Passo 4 - Tenha Senso de Oportunidade

Se a pessoa tossir, pergunte se ela está gripada, se ela estiver com cara de sono, pergunte se ela dormiu bem à noite, se ela estiver de bermuda, pergunte se vai correr. Não se preocupe se as perguntas parecem óbvias, elas são mesmo. Mas faça assim mesmo. Afinal, elas só servem para quebrar o gelo.

Reconheço que este tipo de atividade requer uma certa cara-de-pau, mas com um pouco de treino, você chega lá. Eu por exemplo, já estou num estágio que nem vermelha fico mais.

Passo 5 - Preste Atenção aos Sinais

Se você observar que a conversa começou a fluir, você foi bem sucedido. Mas se você notar que a pessoa lhe fulmina de vez em quando com um olhar paralisante ou responde só com monossílabos, ou mesmo nem responde, você pode continuar mais um pouco, tentando melhorar o assunto.

Se não funcionar então desista: fique quieto ou procure outra vítima. E se a pessoa ficar subitamente pálida, ou pior do que isso, de repente começar a chorar, pare imediatamente. Temos sempre que respeitar nossos semelhantes.

Seguindo estes passos simples, tenho certeza que você estará apto para se comunicar com qualquer um, em qualquer lugar e a qualquer momento. Você pode não acreditar, mas eu construí grandes amizades utilizando estas estratégias.

Claro que algumas pessoas mudam de calçada quando me encontram na rua. Até hoje eu não entendo o porquê delas tomarem tais atitudes. Afinal eu sou tão simpática, você não acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário