segunda-feira, 21 de março de 2011

Verdadeira finalidade dos energéticos

Se você freqüenta baladas com certeza você já viu a galera se esbaldando no whisky ou vodka com energético ou também é fã disso como eu e não dispensa um velho e bom Red Bull na balada com whisky.


Só que na verdade muitos acham que é normal, acham que o energético foi feito para misturar com bebida alcoólica mesmo, para fins de diminuir o teor alcoólico, mas não é verdade. Primeiramente para aqueles leigos que nem sequer leram as informações que vem gravadas numa latinha de energético, ao menos tenha a curiosidade de ler e saiba que lá está escrito:

NÃO É RECOMENDADO O CONSUMO COM BEBIDAS ALCOÓLICAS.

Misturando energético com bebida alcoólica, só bastam duas doses de uísque e uma lata de bebida energética deixam o mais tímido freqüentador de bares e danceterias eufórico e falante para curtir a noite como um boêmio de carteirinha.

O problema é a hora de voltar para casa. Quem bebe energético à base de cafeína e taurina na esperança de cortar o efeito do álcool pode até se sentir em condições de pegar na direção, quando, na realidade, não está – e, assim, correr o mesmo risco de causar um acidente de quem consumiu apenas uísque ou cerveja durante a balada. Além do mais o energético não interfere na metabolização do álcool sendo rejeitado então no teste do bafômetro.


Já que você sabe agora que não se deve misturar energético com bebida alcoólica saiba na verdade a finalidade do energético:

Sempre que precisar aumentar sua energia ou concentração! Você deve bebê-lo em situações de alto esforço mental e físico, por exemplo, em viagens longas para combater o sono, durante os dias de trabalho intenso, antes de atividades atléticas exaustivas ou antes de provas e exames.

As bebidas energéticas propõem ser um estimulante que aumenta o estado de alerta para a mente e para o corpo. Elas têm em sua composição basicamente taurina e cafeína.

Não há na fórmula de nenhum fabricante qualquer componente considerado por droga, como álcool ou outros. Poucas são as pesquisas notórias sobre as conseqüências do uso do produto, seja de maneira usual ou em excesso.

Ainda hoje, muita gente não sabe o que é a taurina, principal ingrediente ativo.

A taurina é um ácido 2-aminoetanosulfónico, orgânico, contendo enxofre, encontrado na bílis.


É um dos aminoácidos não-essenciais mais abundantes do nosso organismo, especialmente no sistema nervoso central, nos músculos esqueléticos, no coração e no cérebro (bem como nos intestinos e ossos esqueléticos).

Portanto não se deve consumir energético excessivamente, pois a mistura com bebidas alcoólicas podem não serem benéficas, pelo fato também do energético não servir como hidratante corporal.

Uma dica: Para quem quer beber bebida alcoólica misturada com alguma outra bebida, é recomendado a água de coco, além de natural e gostosa ela hidrata muito mais que água normal e outros tipos de bebidas encontradas numa balada. 
Em casa é bom fazer gelos de água de coco, é só comprar uma água de coco de 1 Lt. que é mais barato ou em caixinhas e despejar na bandeja de gelo para congelar. Você vai ter gelos de água de coco muito saborosos para apreciar com um bom e velho whisky. Quem sabe seu pai também aprova?!

"Eu já sabia dessas paradas, mas tipo, não tem como, no meio da galera todo mundo chapando o caneco naquela agitação… Já puxa logo um Red Bull para misturar, a galera já delira só por isso porque o Red Bull é bom demais, mas mesmo assim, pelo gosto ser bom o que vale é a vida e a saúde. Enquanto eu aguentar tomar bebida alcoólica com água de coco assim será."
Leia uma entrevista na íntegra sobre energéticos: Rmsnoticias

* Se beber bebidas alcoólicas não dirija.
Fontes:
Wikipedia
Red Bull

Revista pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário